domingo, 13 de setembro de 2009

MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto-disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
As atividades de musicalização permitem que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de esquema corporal, e também permitem a comunicação com o outro.
As atividades podem contribuir de maneira indelével como reforço no desenvolvimento cognitivo/ lingüístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança.
Nos dias atuais as possibilidades de desenvolvimento auditivo se tornam cada vez mais reduzidas, as principais causas são o predomínio dos estímulos visuais sobre os auditivos e o excesso de ruídos com que estamos habituados a conviver. Por issoé fundamental fazer uso de atividades de musicalização que explorem o universo sonoro, levando as crianças a ouvir com atenção, analisando, comparando os sons e buscando identificar as diferentes fontes sonoras. Isso irá desenvolver sua capacidade auditiva, exercitar a atenção, concentração e a capacidade de análise e seleção de sons.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES:

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Produzir movimentos musicalizados com o corpo.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
As possibilidades dos movimentos do corpo.
Estratégias e recursos da aula
Atividade – Explorar os sons do corpo (faixa etária 3 anos de idade)

1º Momento - Assistir ao vídeo do Grupo Barbatuques sobre sons música produzidos com os movimentos do corpo.
OBS: Os vídeos podem ser encontrados no site www.youtube.com.br – pesquisar: Barbatuques.
2º Momento- Instigar as crianças a refletirem sobre as partes do corpo que podem utilizar para produzir sons. Em seguida construir um texto coletivo.
Exemplo: Texto Coletivo
VÍDEO – APRESENTAÇÃO BARBATUQUES
TINHA MUITA GENTE NO VÍDEO. TINHA MUITAS PESSOAS. ELAS ESTAVAM DANÇANDO, FAZENDO MOVIMENTO COM O CORPO.
ESTAVA SAINDO UM BARULHO DO MOVIMENTO. PARA SAIR O BARULHO ELES USAVAM TODO O CORPO: AS MÃOS, OS PÉS, A BOCA, O BRAÇO, A LÍNGUA, AS PERNAS, A BOCHECHA, A CABEÇA.
SAÍA UMA MÚSICA QUANDO AS PESSOAS MEXIAM O CORPO. DAVA PARA DANÇAR.
GOSTAMOS MUITO DE VER A APRESENTAÇÃO.
3º Momento - Pedir que cada criança explore seu corpo, buscando nele sons que pode produzir a partir de alguns movimentos.

Avaliação
Avaliar a criatividade das crianças no que diz respeito a produzir sons com seu próprio corpo.

2ª SUGESTÃO
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a linguagem musical a partir da linguagem oral.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada a 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno“O Corpo Musical”
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 - Produção de instrumentos musicais
1º Momento - Nessa atividade o(a) professor(a) deve incentivar às crianças a construir instrumentos musicais com sucatas, para desenvolver a habilidade de fazer sonorização com esses materiais de acesso cotidiano. Deste modo, sugerimos aos professores que solicitem aos pais determinados materiais para construir uma banda musical. Exemplo: caixas, latas, cabos de vassouras, garrafas de plástico, entre outros.
Os materiais são trazidos para roda com a finalidade de as crianças experimentarem e tirar som de cada um. Depois vem o planejamento com elas e a exploração dos sons produzidos com cada material. Durante a atividade de sonorização o(a) professor(a) procurar refletir sobre os sons de cada objeto, fazendo algumas questões:
• Como é o som da lata? (agudo);
• Como é o som da caixa ? (Grave) E da garrafa? (grave)
• Podemos tocar devagar?
• Podemos tocar rápido?
As fotos abaixo ilustram esse momento. Também pode ser trazido para exploração os instrumentos musicais que a escola possa ter e explorá-los com as crianças.

2º Momento: Nesse momento os professores devem conversar com as crianças sobre a possibilidade da criação de uma banda construída com "Pau e lata", pelos alunos e professores. Na banda os instrumentos utilizados são todos com sucata. Cada criança deverá escolher o instrumento que irá tocar (caixa, lata, garrafa). Depois deixá-las que explorem as possibilidades dos sons produzidos. Em seguida, os professores orientam as crianças para escolherem músicas para serem cantadas e tocadas por eles. Uma sugestão para essa aula é que ao final aconteça uma apresentação da bandinha para toda a escola.

Avaliação
Avaliar se as crianças desenvolveram as atividades musicais de acordo com suas possibilidades pessoais, mediante as seguintes ações:
• organizaram as suas atividades conforme a orientação construída;
• deram sentido aos movimentos corporais, criando movimentos e sons;
• perceberam a possibilidade de produzir sons com o próprio corpo e com os instrumentos construídos com sucata, criando diversos sons.

0 comentários:

Postar um comentário