No Brasil o “Dia da Árvore” é comemorado a 21 de Setembro e é um dia muito importante. Em Portugal, que se encontra no hemisfério Norte, o “Dia da Árvore” festeja-se no dia 21 de Março.
No Brasil inicia-se a Primavera em 22 de Setembro, uma estação onde as flores nascem e onde a natureza recupera a vida. A data simboliza o recomeço de um novo ciclo para o meio ambiente, e a altura ideal para reforçarmos nossos apelos pela preservação do planeta e da natureza em geral.
A data no Brasil é ‘móvel’ em alguns estados, devendo-se portanto observar este item com atenção no calendário de datas comemorativas.
Devemos aproveitar esta o Dia da Árvore para ensinar nossos filhos o amor pela natureza, pelas plantas, pelo verde e porque não também pelos animais. Com a aproximação desta data podemos abordar este tema de uma forma natural, executar atividades como: desenhos para colorir, artes manuais que incluam o tema ‘árvore’, e a melhor de todas as atividades….Plantar uma árvore!
Plantar uma árvore irá marcar positivamente a vida do seu filho para sempre. Quando ele estiver adulto vai se lembrar de que um dia você e ele plantaram juntos uma árvore, se você tiver quintal em casa que comporte uma árvore melhor ainda. Vocês vão poder cuidar do crescimento da árvore juntos e aprender muito com isso.
Imagine quando ele estiver mais crescido e olhar uma bela e frondosa árvore no jardim de sua casa e lembrar-se: ‘Eu e minha mãe plantamos juntos esta árvore!’. Será uma recordação gratificante, e sem dúvida ele terá aprendido a amar a natureza e a preserva-la.
Pense nisso!
Todos somos natureza
O homem tem de a preservar
Dar ao mundo um bom ambiente
O lixo recicclar
Sem a vida estragar.
Somos todos felizes
Ontem, hoje e amanhã
Mais tarde relembraremos
O mundo que criámos
Sempre a plantar e a cuidar.
Natureza é a vida
Amá-la é um dever
Tratar das florestas
Uma obrigação.
Reutilizar, reduzir e reciclar
Está ao alcance de todos.
Zonas verdes defenderemos
A Terra agradecerá.
A ÁRVORE
"Criança, a árvore merece
A nossa estima sincera
Dá frutos doces no outono
E flores na primavera.
Nunca maltrates uma árvore
A quem tudo nós devemos
Desde a madeira da porta
Ao lápis com que escrevemos.
Na sombra da árvore amiga
Pensa bem no teu destino
Pois dela foi feito
O teu berço pequenino."
Autor: Raul Aroeira Serrano
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário